terça-feira, 28 de abril de 2009


a alcoólotra

Por mais que a pessoa beba socialmente, via de regra, o indivíduo é considerado alcoolizado após ingerir 2 doses de bebidas destiladas, ou até mesmo 2 latas de cerveja. Segundo pesquisa no Hospital de Clínicas de São Paulo, cerca de 15% da população brasileira sofre de alcoolismo. ÁLCOOL TAMBÉM É DROGA !

a alcoólatra II

O alcoolista não bebe com prazer, e sim para que o efeito comece logo. Prefere comer um pouco enquanto bebe, para não diminuir o efeito da bebida. Se comer, a oxidação do álcool será maior, sua eliminação da corrente sanguínea mais rápida e o efeito menor.

O alcoolismo é uma doença incurável, de determinação fatal e progressiva até mesmo em período de abstinência, entretanto, existemtratamentos para interromper o crescimento da doença.

Primeiros Socorros

As orientações que se seguem, contidas no livro SOS - Cuidados Emergenciais, (1a.ed.,Editora Rideel, São Paulo, 2002, p.391), destinam-se ao pessoal de Emfermagem, no atendimento de pessoas alcoolizadas:

  •  Colocar o paciente em lugar calmo e protegido e monitorar frequentemente os sinais vitais;para ver quais são os sinais vitais, clique aqui;
  •  Observar o paciente cuidadosamente e garantir a via aérea adequada;
  •  Fornecer oxigênio suplementar e coletar sangue para análise laboratorial, conforme ordem médica;
  •  Dar xarope de Ipecacuanha, conforme ordem médica, se o paciente ingeriu álcool dentro das últimas 1 a 2 horas (especialmente se for criança); proceder à lavagem gástrica, se necessário. Dê carvão ativado e catártico salino, conforme ordem médica; e
  •  Observe os sintomas da abstinência ao álcool, que podem ser leves (ressaca, cefaléia, tremedeiras, náusea, vômito, ataxia leve) ou graves (convulsões, nível de consciência diminuido, náusea, vômito, fotofobia, alucinações, leve nistagmo lateral, ataxia).

Só o tempo resolve. O álcool no corpo é eliminado através do fígado, pela respiração, suor e urina. Esse processo pode levar de 6 a 8 horas.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O DRAMA CONTINUA

Por: Claudia Dias

Foto: Fred Pontes/Divulgação

17/11/2007 | 11:53

O jogador Adriano está vivendo um drama pessoal. Segundo informações do Jornal Extra, o craque, que jogava na Internazionale de Milão, e era um dos brasileiros mais famosos na Itália, na atualidade, está de volta ao Brasil, por um motivo nada nobre. Ele vem se tratar de alcoolismo. O tratamento será iniciado na próxima terça-feira, no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda.

Ainda de acordo com o jornal, o processo, encabeçado pelo médico Marco Aurélio Cunha, deixará à disposição do jogador fisiologistas, nutricionistas, preparadores físicos e, principalmente, psicólogos.

“Resolvemos atender ao pedido do Gilmar Rinaldi ( empresário de Adriano) que confia no trabalho do nosso Reffis (Centro de Recuperação Física), para devolver o Adriano às suas melhores condições. Já fizemos isso com outros jogadores e não será diferente com ele”, disse o médico.